Como elaborar minicursos mais efetivos com o Desenvolve

Como elaborar minicursos para capacitar os colaboradores na execução correta de instruções de trabalho e procedimentos operacionais do dia a dia? É isso que abordaremos neste artigo.

Identificando tarefas no desenvolve
Acesse um curso como ma tarefa no Desenvolve

Conforme já discutimos anteriormente, o treinamento dos colaboradores nas atividades do dia a dia é de fundamental importância para garantir uma boa qualidade da execução e, consequentemente a qualidade dos processos, tais como atendimento, procedimentos operacionais, controle de estoque, auditorias internas, etc.

Estas capacitações devem orientar os colaboradores no que eles devem fazer (suas atividades) e em como eles devem fazer (seqüência das operações). Devem ser como se fosse uma conversa, numa linguagem simples, que torne a aprendizagem fácil.

A capacitação deve ser integrada e sistêmica, ou seja, fazer parte do processo de gestão das operações da organização e também cíclica, com requalificação constante e feedback de desempenho para os colaboradores.

A capacitação para ser efetiva tem que considerar como os adultos aprendem

Para que a capacitação seja realmente efetiva é necessário que se leve em conta como os adultos aprendem, os princípios da andragogia, a pedagogia de adultos. Segundo esta ciência, os adultos aprendem conteúdos que sejam necessários e aplicáveis nas suas atividades do dia a dia. Este aprendizado deve ser desenvolvido de acordo com o tempo de cada um, com autonomia e respeito a sua história e conhecimentos anteriores. Além disto, a capacitação deve fazer as pessoas refletirem e gerar benefícios a sua carreira. Por esta razão o feedback é fundamental.

Como os adultos aprendem? Entendendo o ciclo de capacitação

Para um colaborador se sentir engajado e motivado com o projeto da organização, este precisa que o seu trabalho seja reconhecido. Para isto, a capacitação além das atividades operacionais do dia-a-dia deve envolver também as crenças e valores da empresa.

Portanto, são muitas as variáveis a considerar. Este trabalho, porém, pode ser desenvolvido de maneira muito simples. E esta é a filosofia por trás da Plataforma Desenvolve: auxiliar as organizações a melhorarem o seu desempenho organizacional através da capacitação dos seus colaboradores.

Cursos simples sobre as operações do dia a dia

Esta simplicidade se reflete na forma em que preparamos e editamos os cursos a serem realizados na plataforma. Os cursos podem ser inteiramente elaborados com o uso de um simples aplicativo de celular. Para a sua montagem são intercalados imagens, textos e videos.

Tanto as imagens como os vídeos poderão serem obtidos com a própria câmera do celular ou da galeria de imagens.

Para saber mais sobre o Desenvolve, acesse o site da plataforma.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com a sua rede e acompanhe nosso blog!