As técnicas de micro aprendizagem são as mais adequadas para treinar de forma digital os colaboradores nas suas atividades operacionais. O uso destas técnicas viabiliza que os treinamento sejam feitos diretamente no local de trabalho poupando muito tempo e dinheiro. Além disto, são muito mais eficientes na aprendizagem e na retenção do conhecimento.
Treine diretamente no local de trabalho
Uma das maiores dificuldades que a equipe responsável pelo treinamento operacional enfrenta é a necessidade de deslocar as pessoas que atuam na produção para serem treinadas em uma sala de aula. Isto ocorre porque parar a atividade destas pessoas significa parar a produção da linha e este tempo não pode ser recuperado.
Por esta razão uma boa estratégia para o treinamento de equipes operacionais é realizar os treinamentos no próprio local de trabalho. E para isto os treinamento precisam ser curtos o suficiente para serem executados nos chamados “tempos mortos da produção”, os tempos de parada de máquinas para limpeza, manutenção, setup, troca de turno, etc.
Crie conteúdos com no máximo 10 min duração
A criação de conteúdos atraentes de curta duração exigem que estes sejam construídos em uma linguagem própria, interativa com muitos recursos visuais, intercalando textos, imagens e vídeos. O uso de recursos visuais, tais como imagens e vídeos, permitem uma maior retenção, pois são processados 60.000 vezes mais rápidos no cérebro que os textos. Esta é a forma de como os conteúdos são atualmente consumidos. Esta é a linguagem das Redes Sociais.
Utilize a linguagem das redes sociais para tornar os assuntos atraentes
Aqui no blog temos dedicado um tempo considerável para apresentar ao leitor estratégias para a criação de conteúdos que utilizam como estratégia básica a micro aprendizagem. Basicamente, o que propomos é que a organização treine os seus colaboradores diretamente na operação (chão da fábrica, da fazenda, da loja, do galpão, etc.) em cursos rápidos de até 10 min.
Portanto, para que isto seja possível a organização deve ter estruturado um Road Map com a sequencia dos conhecimentos a serem criados, formando assim trilhas de conhecimento dirigidas.
O uso da micro aprendizagem facilita o processo de qualificação permanente
Se você está iniciando na arte de criar conteúdos atraentes utilizando-se das tecnicas de micro aprendizagem seguem abaixo algumas dicas:
- Crie cursos dirigidos e de curta duração: a fixação do conhecimento fica muito mais fácil se o conhecimento for repassado em pequenas gotículas chamados de drops de conhecimento;
- Incorpore elementos visuais: Crie cursos incorporando elementos visuais, tais como imagens e vídeos que reforcem a compreensão dos conteúdos propostos
- Use textos curtos, diretos que não causem dupla interpretação. Lembre que textos são de difícil retenção pelos alunos. Para facilitar a retenção precisamos de textos simples e diretos.
- Utilize de maneira farta imagens que facilitem a compreensão dos textos que você quer que o pessoal aprenda. Se aquilo que você quer mostrar é dinâmico, utilize também vídeos curtos de demonstração.
- Priorize os conhecimentos mais relevantes: A execução correta de uma operação exige uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes. Priorize as mais relevantes para iniciar o processo gerando valor para o aluno;
- Utilize linguagem direta na primeira pessoa: Construa textos utilizando uma linguagem direta na primeira pessoa, emulando uma conversa. Utilize o mesmo formato de linguagem que você utilizaria para passar uma instrução direta no local de trabalho.
- Aprove formalmente os conteúdos com a pessoa responsável: Para garantir os conteúdos representem realmente o conhecimento da empresa eles precisam ser aprovados pelas lideranças da organização.
- Valide com os usuários: Será que o conteúdo criado está no formato de acordo com a capacidade de entendimento do grupo? Para garantir isto aplique inicialmente os treinamentos criados em um grupo de validação.
Lembre que as pessoas que atuam na operação precisam ser relembradas permanentemente do jeito certo de executar as atividades operacionais. Chamamos isto de requalificação permanente. Isto é de fundamental importância para que tenhamos processos operacionais executados de forma correta.
E finalmente, trate os colaboradores que atuam nas operações como um cliente interno. É ele que pode nos dizer se os conteúdos dos cursos criados estão de acordo. E eles fazem isto se manifestando, nos falando sobre pontos do curso com baixa compreensão e entendimento e também agindo, errando menos e melhorando a produtividade do setor como um todo.