A capacitação profissional tem grande influência sobre a produtividade do trabalho. Atualmente é senso comum que para uma indústria ser competitiva ela precisa que a força de trabalho seja produtiva. E os trabalhadores para terem níveis mais altos de produtividade precisam ser educados. Somente assim eles tornam-se aptos a aprender novas técnicas e métodos de trabalho mais produtivos.
A qualificação do profissional brasileiro influencia a sua produtividade?
Infelizmente os trabalhadores brasileiros possuem uma baixa qualificação formal o que os torna muito pouco produtivos. Este fato demanda por parte das empresas um esforço suplementar na capacitação profissional para aumentar a produtividade.
Como a capacitação profissional aumenta a produtividade?
A contribuição da capacitação operacional na produtividade do trabalho está diretamente relacionada ao aumento de rendimento e a redução de gastos e desperdícios. O aumento do rendimento dá-se pela correta execução das atividades quanto aos procedimentos e em relação à constância e ritmo do trabalho. Já há redução de gastos pois trabalhadores adequadamente capacitados tendem a economizar no uso de materiais de consumo e matérias-primas e a cometerem menos erros reduzindo perdas e a necessidade de retrabalhos.
Porém, para que o processo tenha os resultados esperados, as atividades desenvolvidas têm de estar alinhados com as diretrizes da organização porque sem isto não receberá o apoio necessário. Isto significa que os instrutores têm de dominar as metodologias padrões operacionais a serem repassados. Além disto, para serem entendidos, precisam ser bons comunicadores, garantindo assim que o conhecimento seja adequadamente repassado. O sucesso da capacitação operacional também necessita que sejam criados mecanismos de feedback, de forma a avaliar, periodicamente, se as atividades estão sendo executadas conforme o planejado. E caso não estejam, deve ser providenciado rapidamente uma requalificação das pessoas.
Ou seja, a qualificação operacional tem de ser encarada por parte da organização como um processo de gestão completo, envolvendo atividades de planejamento, capacitação e monitoramento da execução.
¹OECD. Ministerial Report on the OECD Innovation Strategy. 2010.
²MOHAN, Preya; STROBL, Eric; WATSON, Patric. In-firm Training, Innovatoion and Productivity – The case of Caribbean Small Island Developing States. IDB Working Paper No IDB-WP-778. 2017.
Próximo artigo: