A participação do Desenvolve no RIW

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No início do ano, entre os dias 13 e 17 de Janeiro/22,  ocorreu no Joquei Clube Brasileiro, Bairro da Gávea no Rio de Janeiro, a primeira versão do RIW – Rio Innovation Week aquele que é considerado o mais completo encontro de tecnologia e inovação da américa latina. O evento reuniu milhares de pessoas, centenas de startups e empresas de tecnologia. Estas empresas apresentavam soluções voltadas para vários segmentos de mercado tais como agro, saúde, logística, serviços públicos, turismo, entre outros.

Foram dias de muita aprendizagem! Entre os principais pontos a destacar podemos identificar a grande preocupação com o social e a inclusão de comunidades. Esta era a principal preocupação de que identificamos no pavilhão que estávamos chamado de Spd Summit. Na oportunidade nos conectamos com empresa que atuavam com segurança no local de trabalho e atendimento a legislação, marketplaces para comercialização de produtos orgânicos produzidos em pequenas comunidades, legaltechs para comunidades e advogados, soluções inclusivas de suporte a educação de comunidades carentes. O desafio identificado está em como formar e se relacionar com estas comunidades de maneira inclusiva.

Este pavilhão concentrava ainda a integração das startups com organizações de investimento anjo tais como Gavea Angels e a Anjos do Brasil.

Clique na imagem e veja o relatório do 1º e 2º dia do evento

Além de solução voltadas a criação de comunidades e geração de relacionamentos, cabe destaque aplicações de IoT e aplicações de inteligência artificial. Em relação aos dispositivos de IoT destacam-se o desenvolvimento de drones especialistas com funções desde pulverização de defensivos agrícolas, como alternativa de agricultura de precisão à inspeção de unidades submarinas de extração de petróleo. Já as aplicações de inteligência artificial identificamos aplicações de realidade virtual para treinamento e inspeções.

Já nos pavilhões voltados ao varejo a discussão principal estava na redução do atrito do processo comercial. Como criar um ambiente de comercialização sem barreiras e limites? Como desenvolver uma logística mais efetiva, com mais precisão e tempos de entrega cada vez menores.

Clique na imagem e veja o relatório do 3º dia do evento

O evento nos oportunizou contato com vários negócios que, por serem inovadores e não convencionais, necessitam de clientes qualificados, que entendam corretamente as propostas e assim possam se beneficiar com as soluções propostas. E como fazer esta qualificação? Ai que entra o Desenvolve!