11 elementos básicos do treinamento digital

Uma das maiores preocupações de instrutores que trabalham com o treinamento digital é garantir a sua eficácia. A eficácia de um treinamento digital pode ser medida por algumas variáveis chave que envolvem a criação dos conteúdos, o processo de treinamento dos colaboradores em si e os instrumentos de gestão utilizados. Portanto a escolha de ferramentas adequadas às necessidades do público a ser atendido é de fundamental importância.

A eficácia de um treinamento digital é medida pela criação de conteúdos, o treinamento e a gestão

No caso dos treinamentos digitais dirigidos para o público operacional a escolha da ferramenta adequada se torna ainda mais crítica, pois este público geralmente não tem acesso a um computador e tem dificuldade de sair do posto de trabalho sem comprometer o atendimento aos requisitos do negócio.

Para enfrentar esta situação listamos aqui alguns requisitos que consideramos fundamentais:

Simplicidade, foco no colaborador e descentralização da criação de conteúdos

  1. Simplicidade – Um sistema de treinamento digital voltado a operação tem de ser simples, porém completo, para criar conteúdos, treinar as pessoas e avaliar desempenhos de forma integrada.
  2. Foco na capacitação – A capacitação é diferente de formação. Enquanto a formação está voltada ao desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, a capacitação volta-se a aprimorar conhecimentos e habilidades específicas da pessoa que está sendo treinada. E este novo conhecimento visa melhorar o desempenho do colaborador nas suas atividades diárias. O foco da capacitação é o resultado da operação.
  3.  O colaborador do chão-de-fábrica é o protagonista – Em um ambiente operacional, o treinamento digital precisa ser elaborado de forma ensinar aos operadores a melhor forma de execução padronizada das suas atividades. Os treinamentos operacionais elaborados precisam ser dirigidos para o publico correto. Isto se reflete na forma, na linguagem e no padrão de distribuição dos conteúdos. 
  4. Criação de conteúdo no local de trabalho – Para se obter o efeito desejado, tornado os colaboradores que atuam na operação os verdadeiros protagonistas, os conteúdos devem ser criados no local de trabalho com a participação das pessoas que lá atuam. Desta forma o conteúdo do treinamento irá refletir a realidade de operação, com todas as limitações que são impostas pela realidade dos fatos.
  5. Criação descentralizada – Para que o sistema seja adotado realmente pela empresa, ele necessita de conteúdos prontos e validados. A forma mais eficaz de disponibilizar conteúdos com velocidade é descentralizar a criação. Com isto, varias pessoas de vários departamentos podem e devem criar conteúdos das suas áreas de conhecimento ao mesmo tempo. E os responsáveis pelas áreas conhecimento aprovam os conteúdos formalmente.

Efeito espelho e avaliação sistemática

  1. Efeito espelho – Outra questão fundamental é o envolvimento das lideranças informais dos setores na criação dos conteúdos. Esta estratégia aumenta a respeitabilidade do sistema de treinamento como um todo pela associação da imagem lideranças reconhecidas pelos funcionários aos conteúdos.
  2. Cursos de 10 min – Já discutimos em várias ocasiões aqui no blog a importância de utilizar os conceitos de micro aprendizagem no treinamento digital. Criar cursos curtos, diretos e visuais de até 10 min permitem que os conteúdos sejam facilmente absorvidos e podem ser consumidos em qualquer lugar.
  3. Capacitação em trilhas de conhecimento – Como a proposta para o treinamento digital de cursos operacionais é a criação de cursos de curta duração, é de fundamental importância que estes cursos sejam sequenciados em uma ordem lógica de treinamentos que permita ao colaborador desenvolver a sua formação seguindo uma jornada, porém respeitando o seu tempo.
  4. Avaliação sistemática – No conceito de capacitação não basta o funcionário conhecer as atividades dos seus processos, ele precisa executá-las corretamente. Ou seja, no treinamento digital de caráter operacional precisamos desenvolver habilidades de execução. Como consequência o sistema precisa prever ferramentas que possam avaliar e auditar os processos garantindo que os conhecimentos aprendidos estão sendo postos em prática.

Envolvimento das lideranças e o acompanhamento das gerências e da direção

  1. O envolvimento da liderança – O processo de treinamento digital não pode ser um “problema do RH”. Para que os resultados apareçam, este processo necessita ser importante para toda organização. Os líderes locais precisam ser corresponsáveis pela criação de conteúdos e pelo treinamento dos seus colaboradores. Desta forma, estas mesmas lideranças precisam dispor de instrumentos práticos para fazer o acompanhamento e a gestão do processo.
  2. O acompanhamento da gerência e direção – Para que este sistema de treinamento funcione e dê os resultados esperados, o papel dos gestores é fundamental. É deles a responsabilidade de tornar o treinamento operacional importante e relevante para toda a organização. Portanto, precisam ter acesso em tempo real as informações de como está acontecendo o desenvolvimento dos seus colaboradores.

O Desenvolve Conhecimento Aplicado o único aplicativo digital para treinamento de colaboradores que foi concebido levando em conta todos estes 11 elementos. Através dele a empresa torna-se apta a capacitar de forma digital e individualizada todos os seus colaboradores! Permite criar conteúdos e treine os colaboradores da operação no próprio local de trabalho, e avaliar se os conteúdos aprendidos estão sendo postos em prática.

É uma solução completa para o treinamento digital de atividades operacionais.